segunda-feira, 7 de março de 2011

A nossa música Brasileira

Ao som de Paulinho da viola, eu a convidei, um convite pretensioso, audacioso. Era um convite, ainda que digitado, com um certo brilho no olhar, eu havia sentido a necessidade pretensiosa de um sorriso em seus lábios. Soou plausível. A priori um fondue, pensei, é diferente, é egocêntrico como eu, é único. Eu egocêntrico que sou, mudei de planos, MPB, soaria clássico, soaria puro e impuro, soaria a mim, ousado mas puro, como um cristal mostraria seu valor sem muitas intenções promiscuas.

Desatento aos detalhes... não, esse não seria eu. Eu me atento, observo, pesquiso e procuro o melhor lugar, como se até fosse um perfeito galanteador, ou um profissional. Profissionais não erram, eles são precisos eles são centrados, eu me encaixo em "focado",  em "determinado". O toque aos seus cabelos lisos, era excêntrico, era fino e doce, como sua gargalhada de um comentário cômico levemente observado e talvez clichê, mas real, sedoso, como o toque dos acordes de uma bossa composta por Chico, ou um chorinho do Paulinho, mas tão poeta quanto Oswaldo, tão realista quanto Elis.

Não há como explicar a vida em um samba curto, apesar do Sax do jazz soar melódico, é incompleto, soa curto e pequeno ainda que sua partitura seja composta em Si Bemol ou em qualquer pentatônica maior feita para Blues. Mas eu não quero o Blues do Eric eu quero a escala doce de Benito de Paula, de Paula a nossa música brasileira.

Aquela melodia perfeita que não cala, que não morre, como em um marketing natural de qualidade desenvolvido pelo seu próprio sabor, sem pré-definição ou concessão, só a simplicidade natural da partitura perfeita.

3 comentários:

  1. Finalmente, eis o comentário! HSAUHEUHSAUEU
    Adoro essa mistura de confusão de pensamentos, parece que você acaba misturando várias coisas em uma frase, e fica desconexo e ao mesmo tempo com todo o sentido.

    Teve um quê de conquista, um quê de preparo. Eu, pelo menos, consegui escutar um blues ao fundo.

    Muito bom Thi :)

    ResponderExcluir
  2. ''parece que você acaba misturando várias coisas em uma frase, e fica desconexo e ao mesmo tempo com todo o sentido.'' [2]

    Adorei o texto gosto de como descreve os detalhes

    ResponderExcluir